AIKIDO CURITIBA - AIKIDO EM CURITIBA - ACADEMIA DE AIKIDO EM CURITIBA - DOJO DE AIKIDO EM CURITIBA

ACADEMIA (10) AIKI (4) AIKIBUDO (3) AIKIDO (18) AIKIDOISTA (2) AIKIDOJO (9) AIKIJIUJITSU (1) AIKIKAI (6) AULAS (9) AULAS. DOJO (2) BRAZIL (3) BRAZIL. AIKIKAI (1) BUDO (4) BULL (2) CIRCULAR (1) CIRCULO (1) CONFLITOS (1) CORAGEM (1) CORAJEM (1) CURITIBA (16) DAITO (1) DEFESA (3) DOJO (11) DOSHU (1) EM (2) ENCONTRO (2) ENERGIA (1) ESPIRITO (1) ETIQUETA (1) EXAME (2) FAIXA (1) FAIXA PRETA (3) FUNDADOR (1) GOE (1) GRADUAÇÃO (1) GRUPOS (2) HAKAMA (1) HOMBU (2) HONRA (1) IMOBILIZAÇÃ (1) IRIMI (1) JUDO (1) JUSTIÇA (1) JUVEVE (3) KIHON (4) KOKYU (1) LEALDADE (1) O'SENSEI (11) O´SENSEI (1) PARANA (4) PESSOAL (2) POLICIAL (1) PRÁTICA (1) PREGAS (1) PRETA (1) PROFESSOR (5) QUADRADO (1) RYU (1) SANGEN (1) SEAGAL (1) SEGREDO (1) SEGURANÇA (1) SEMINARIO (6) SENSEI (5) SHIHAN (4) SHODAN (7) SINCERIDADE (1) STEVEN (1) TAKEMUSSU (2) TECNICAS (2) TÉCNICAS (1) TECNICO (2) TEMPO (1) TENKAN (1) TRADICIONAL (1) TRIANGULO (1) UESHIBA (2) WAGNER (2) YUDANSHA (1)

LIVROS DE AIKIDO/TRADUÇAO SENSEI WAGNER BULL

  • http://www.aikikai.org.br/site.php?pagina=vitrine.php?tipo_produto=1
  • Nome: A ARTE DO AIKIDO
  • Nome: A Filosofia do Aikido
  • Nome: A ILUMINAÇAO ATRAVÉS DO AIKIDO
  • Nome: Aikido - O Caminho Da Sabedoria
  • Nome: AIKIDO - O DESAFIO DO CONFLITO
  • Nome: Aikido Total
  • Nome: Aikido, o Caminho da Sabedoria
  • Nome: AIKIDO-TAKEMUSSU AIKI
  • Nome: AS RAIZES SECRETAS DO AIKIDO
  • Nome: BUDO
  • Nome: Curso Básico de Aikido
  • Nome: CURSO PARA MESTRES DE AIKIDO
  • Nome: GUIA PRÁTICO DE DEFESA PESSOAL AIKIDO
  • Nome: LIVRO SOBRE KI
  • Nome: Manual Técnico de Aikido
  • Nome: NYUMON - O Portal das Artes Marciais
  • Nome: O Espírito do Aikidô
  • Nome: O MELHOR DO AIKIDO
  • Nome: OS 3 MESTRES DO BUDO

www.aikidocwb.com.br

ACADEMIA DE AIKIDO EM CURITIBA

AIKIDO



O AIKIDÔ é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô).Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o AIKIDÔ propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando: o combate ao "Stress", a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. Seu Fundador afirmava: Ö importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do universo, tornar-nos unos com ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente".

Os movimentos do AIKIDÔ, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre o princípio da não-resistência, da abstenção e força bruta. Consequentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida

Shihan Wagner Bull

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO

A prática do Aikido, bem como das artes marciais japonesas tradicionais, não requer experiência prévia em artes marciais, não depende da idade e pode ser praticado por todo tipo de pessoa. Se você está pensando em iniciar uma atividade física, e/ou fortalecer corpo, mente e espírito, aliado a um método efetivo de defesa pessoal, o Aikido é para você.
O AIKIDO é uma arte marcial japonesa tradicional, cujos vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira: AI (harmonía / união), KI (energia /espírito), e DO (caminho). Não é um esporte nem uma arte de combate, trata-se de uma prática cujo foco é a busca interior.
Homens, mulheres, crianças, adultos, pessoas na terceira idade, dos 6 aos 80 anos, são encontrados nos dojos (locais de prática) em todo o mundo.
Através de um exercício sincero e disciplinado consegue-se um eficaz método de defesa pessoal.
Durante o treinamento mudam-se os papéis de atacante e atacado e eles se desenvolvem mediante o estudo de técnicas eficientes de imobilização e projeção. O estudante corrige sua postura e a amplitude de seus movimentos através do trabalho a mãos nuas e, também, com armas como o "Jô" (bastão de madeira), o "bokken" (espada de madeira) e o "Tanto" (faca de madeira).
No Aikido cultiva-se as sete virtudes do guerreiro conforme o "Bushido" (código dos samurais): justiça, valor heróico, compaixão, cortesia, honra, sinceridade e o sentido de dever e de lealdade.
O Aikido não é um esporte nem uma arte de combate. Ele trabalha o desenvolvimento da percepção, para enxergarmos melhor o mundo visível e o invisível, e passarmos a respeitar as leis que os regem (Kannagara no Michi).
Na prática do Aikido desenvolve-se o relaxamento, a concentração, a não-resistência, a ausência de espírito de competição, a respiração abdominal, a ausência do conceito de adversário, a consciência do "parceiro", buscando-se formar a ideia de complementariedade, sempre aumentando o uso do ki (Energia Interna).
O treino apresenta benefícios, físicos, biológicos, psicológicos,
técnicos, e espirituais. Através de sua ginástica especial, baseada nos movimentos circulares de defesa e métodos de respiração alcança-se o melhoramento do sistema cardio-vascular, neuro-muscular e metabólico, além da melhora das aptidões e capacidades de coordenação motora, aumentando a
saúde, a flexibilidade e a força.
Com o treinamento, a pessoa aprende um eficiente sistema de defesa pessoal, aprimorando nossa reação inconsciente e reflexiva diante de situações de conflito. Até o GOE (Policia Especial de São Paulo) usa para seus homens. No treinamento gera-se uma confiança maior em si e em seu potencial, criando habilidades para superar os obstáculos e medos mentais.
Desenvolve-se o aumento da vontade, o auto-dominio e o conhecimento das qualidades e debilidades próprias.

Impregnado da filosofia japonesa tradicional que envolve muitas tradições religiosas, entre elas o sincretismo entre o xintoísmo, budismo, taoísmo e confucionismo, e no respeito às leis naturais, o treinamento do Aikido busca a percepção e o exercício da harmonia, unidade e ação conjunta entre corpo-mente-espírito, mediante a ressonância com todas as energias, seja através da respiração ou até na alternância dos fenômenos do dia-a-dia.
No dojo se fazem grandes amizades, inclusive acontecem casamentos pois, na relação próxima, as pessoas acabam se conhecendo por inteiro, surgindo grande empatia e relações interpessoais diferentes da violência, dirigidas à compreensão e respeito ao outro, respeito esse extensivo ao meio ambiente, à natureza e ao universo.
Outro aspecto importante é o aprendizado de como devemos lidar com a frustração. Durante o treinamento em alguns momentos encontramos barreiras para progredir, e isto frustra o praticante, possibilitando-o confrontar-se com ela.
A insistência em superar esses momentos, com a disciplina e a persistência ensinada no dia-a-dia do dojo, faz com que todos (adultos ou crianças) aprendam a passar por essas experiências e superá-las, coisa que será muito útil posteriormente em suas vidas, e esta possibilidade acaba sendo algo de enorme valor para nosso sucesso pessoal e profissional.
A pessoa com espírito fraco, nestas ocasiões, tendem a perder a motivação ou mudar para outra atividade que não as frustre. O mesmo acontece em muitos casamentos, ocorrendo divórcios cujas causas alegadas, culpando-se o outro, não são justificadas. No fundo o que acontece é a inexperiência em vencer a frustração natural causada pela falta de percepção das mudanças continuas no Universo, que também são expressas na vida de todo nós.
Todos os estudantes, sem excessão, experimentam ciclos no treinamento. As vezes aprendem rapidamente e "tudo se encaixa" de uma forma bastante satisfatória. Outras vezes nada parece ir bem, os instrutores os corrigem sempre e, nestes momentos, se a pessoa não estiver preparada, as aulas parecem uma perda de tempo. Em psicologia freudiana isto se chama "resistência", sendo um fato negativo muito grande para a cura.
Nesses momentos é onde temos a maior oportunidade de testar nosso Aikido, pois é quando podemos crescer e ir além da nossa costumeira aproximação aos desafios que a vida nos oferece. Não é somente o Aikido que ensina isto, mas por certo ele o faz para quem decide seguir este caminho com determinação. Isto é verdade para cada um de nós, sejamos crianças ou adultos, rincipiantes ou graduados, inclusive para os instrutores.
Todos lutamos para tentar atingir o nível seguinte de graduação em nosso treinamento, e a maioria de nós pensamos que é sempre mais fácil para os outros companheiros. Não é assim, porque o nível seguinte de nosso treinamento é sempre difícil para todos e cada um de nós, justamente porque é um nível mais avançado e mais alto, é um degrau a subir. Eis porque as graduações são chamadas de "Dan" (degraus).
Estudar Aikido é complexo, ocasionalmente frustrante, e as vezes difícil. Porém, trata-se de aprender algo vital para nos realizarmos como seres humanos e adquirir a sabedoria e a alegria de viver.
È muito importante começar a treinar o Aikido em uma academia reconhecida e que esteja vinculada com a FUNDAÇÃO AIKIKAI que fica no Japão, entidade fundada e mantida tradicionalmente pela familia Ueshiba que mantém os ideais do Fundador deste Caminho, o Kaiso, evitando-se desta forma, começar a treinar de maneira errada, recebendo informações distorcidas e adquirindo vícios que, uma vez adquiridos, são difíceis de corrigir
posteriormente.
Treinar em um dojo supervisionado e fiscalizado pela Confederação Brasileira de Aikido -BRAZIL AIKIKAI garante ensino de nível internacional.

Fonte: http://www.aikikai.com.br/site_pag.php?pag_id=25

FALECIMENTO DO INTRODUTOR DO AIKIDO NO BRASIL

Informativo do Instituto Takemussu (www.aikikai.org.br)
---------------------------------------------------------
FALECIMENTO DO INTRODUTOR DO AIKIDO NO BRASIL
---------------------------------------------------------

INFORMAMOS A TODOS COM PESAR, O FALECIMENTO DE REISHIN KAWAI SENSEI 8° DAN, OCORRIDO NESTA NOITE DO DIA 27 DE JANEIRO DE 2010.

O VELÓRIO ESTÁ OCORRENDO NO CEMITÉRIO DE CONGONHAS NA CIDADE DE SÃO PAULO. A MISSA SERÁ AS 16:30 HORAS, O ENTERRO ACONTECERÁ AS 17:00 HS.

O Sr. Reishin Kawai Sensei foi o Introdutor do Aikido no Brasil.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SANGEN - Triângulo, Círculo e Quadrado

Autor: Texto extraído do livro "Os Segredos do AIKIDO", de John Stevens


Muitas vezes Morihei Ueshiba observava, "A única maneira que encontro para explicar o Aikido é desenhar um triângulo, um círculo e um quadrado"- as três proporções mais perfeitas da geometria.
"Um triângulo com seu vértice voltado para cima simboliza o fogo e o linga cósmico; com sua ponta voltada para baixo, ele representa a água e o yoni cósmico. Os três lados do triângulo representam várias trindades: céu, terra e humanidade; mente, corpo e espírito; passado, presente e futuro. Um triângulo significa a dimensão do fluxo de ki.
O círculo é o emblema universal do infinito, da perfeição e da eternidade. A natureza se expressa em círculos, circuitos e espirais. O círculo é zero, o vazio que preenche todas as coisas. Ele representa a dimensão líquida.
O quadrado é estável, organizado e material. Ele é a base do mundo físico, composto de terra, água, fogo e ar. O quadrado simboliza a dimensão sólida."
Também é importante conceber os sangen em suas formas tridimensionais: o tetraedro (pirâmide), a esfera e o cubo. Sobre as três figuras fundamentais Morihei dizia:
"O triângulo representa a geração de energia e a iniciativa; é a postura física mais estável. O círculo simboliza unificação, serenidade e perfeição; ele é a fonte de técnicas ilimitadas. O quadrado retrata a forma e a solidez, a base do controle aplicado."

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

EXIGÊNCIAS MÍNIMAS PARA GRADUAÇÃO

Exigências mínimas para graduação:
Diretrizes gerais:

GRAU E TEMPO MÍNIMO

A forma de fazer as técnicas abaixo são as padronizadas internacionalmente de acordo com o Hombu Dojo do Japão ou similares. O Brazil AIkikai tem á venda um dvd padrão com a forma adequada aceita que pode ser adquirido pelos afiliados.

5º kyu (Faixa amarela)

40 dias de prática

Shomen uti: ikyo, irimi nague (Omote e Urá).
Katatetori: Shiho nague (Omote e Urá).
Ryotetori: Tenchi Nague
Tsuki: Kotegaeshi.
Ushiro Tekubitori: Kotegaeshi.
Morotetori : Kokyu Ho.

4º Kyu (faixa roxa)

50 dias de prática

Shomen uti: Nikyo (Omote e Urá)
Yokomenuti: Shihonague
Ai Hamni Tsuki: Irimi Nague
Ushiro RyoTekubitori: Sankyo (Omote e Urá)
Ushiro RyoTekubitori: Kotegaeshi
Suwari Waza Shomen uti ikyo
Suwari Waza Kata Tori: Nikyo (Omote e Urá)
Suwari Waza Kata Tori: Sankyo

3º Kyu (Faixa Verde)

60 dias de prática

Yokomenuti Irimi Nague (kiri gaeshi, kiri oroshi)
Tsuki Kaiten Nague
Ushiro Rio Kata Tori Sankyo (omote e urá)
Morotetori Irimi nague (2 formas)
Shomen uti sankyo (omote e urá)
Suari waza Shomenuti Irimi Nague
Suari waza Shomenuti Sankyo (omote e urá)
Hamni Handachi Katatetori Shihonague
Hamni Handachi Katatetori Kaiten Nague

2º Kyu (Faixa Azul)

70 dias de prática

Shomen uti: shiho nague e Kaiten Nague
Yokomenuti Gokyo
Ushiro Ryo Tekubi Tori Shihonague e Juji Nague
Ushiro Kubi Shime Koshi Nague
Morotetori Nikyo
Hamni Handachi: Shomenuti Irimi Nague
Yokomenuti Kotegaeshi
Katatetori Nikyo.
Jyu Waza contra 2 pessoas.

1º Kyu (Faixa Marron)

80 dias de pratica

Katatori Menuchi 5 técnicas
Yokomenuchi 5 técnicas
Morotetori 5 técnicas
Shomenuti 5 técnicas
Koshi Nague 5 técnicas
Tanto tori
Hanmi Handachi (ushiro waza ) 5 técnicas
Jyu Waza contra 3 pessoas

Shodan

100 dias de prática
(idade mínima 15 anos)

Todas as técnicas para 1 kyu.
Tachitori
Jotori
Henka Waza
Jiu waza contra 4 pessoas

Nidan

200 dias de prática
(mínimo 1 ano após shodan)

Todas as técnicas de shodan, 2 técnicas de Tachi Dori, kaeshi Waza, jyu waza contra 5 pessoas

Sandan

300 dias de prática
(mínimo 2 anos após nidan)

Técnicas em Handachi Waza e outras a serem determinadas pelo examinador na ocasião do exame.

Yondan

400 dias de prática
(mínimo 2 anos após sandan)

Técnicas a serem determinadas pelo examinador na ocasião do exame.

IMPORTANTE:

Um dojo associado, não terá seus alunos examinados pela comissão organizadora se os mesmos não estiverem usando o símbolo do Brazil Aikikai em seu dogui.

Antes de qualquer exame, o líder do dojo deverá inscrever seus alunos no cadastro do site, agendar o exame e imprimir as respectivas fichas através do próprio site. Uma vez os alunos aprovados, a secretaria do Brazil AIkikai lançara as respectivas promoções para que as mesmas fiquem publicamente anunciadas e confirmadas. È indispensável portanto o fornecimento do RG de cada aluno no cadastro pelo líder de cada dojo quando o cadastra.

Além dos candidato saber executar as técnicas FISICAMENTE compatíveis com o nível a que se candidata há que se observar que :

a) Para ser 5º Kyu é necessário saber cair bem, ter um bom “kamae”, girar bem o corpo dentro dos movimentos do Aikido (Tai Sabaki).

b) Para ser 4º Kyu é necessário demonstrar que tem uma noção básica de defesa pessoal, de maai e firmeza ao executar as técnicas.

c) Para ser 3º Kyu é necessário, estar com seus movimentos bem seguros, e fortes, estando o praticante pronto para começar a buscar a movimentação fluida do Aikido.

d) Para ser 2º Kyu é necessário demonstrar fluidez nos movimentos saindo do padrão geométrico, devendo demonstrar “ki no nagare”.

e) Para ser 1º Kyu é necessário demonstrar todas as qualidades de “a” a “e” de forma madura, bem como um bom “zanchin”.

f) Para ser Shodan, é necessário ter movimentação e execução técnicas firmes, e demonstrar integração entre a mente, o corpo e as emoções de forma a executar os movimentos fluidos, fortes, e com tranqüilidade. SHO é o início, o que começa. O corpo começa enfim a responder aos comandos e a reproduzir as formas técnicas. Começa-se a ter idéia do que é o Aikido. É necessário então esforçar-se para praticar ou demonstrar, lentamente se necessário, mas unindo-se a precisão e a exatidão.

g) Para ser Nidan, é necessário demonstrar capacidade de execução de movimentos fluidos, mas fortes, com bastante energia. Ao trabalho do 1º Dan acrescenta-se rapidez e potência ao mesmo tempo que se demonstra maior determinação mental. Isto se exprime pelo aluno na sensação de ter progredido. Os examinadores devem sentir este progresso sentindo uma clareza na maneira de se aprender e na condução do trabalho.

h) Para ser Sandan, é importante mostrar movimentos fluidos, fortes, calma e segurança durante a execução, postura impecável, e se estar bem perto do máximo que poderá atingir tecnicamente. O praticante tem que ter o porte de “expert ”.
É o início da compreensão do Kokyu ryoku. A entrada na dimensão espiritual do Aikido. A delicadeza, a precisão e a eficácia técnicas começam a manifestar-se. É então possível transmitir estas qualidades.

i) Para ser yondan que é um nível tecnicamente avançado, começa-se a prever os princípios que regem as técnicas. É possível conduzir mais precisamente os praticantes no caminho traçado pelo Fundador.

j) Para ser godan há que se ter o nível onde sua arte respeita os princípios e o espírito, começando a se separar da forma, não ficando mais preso ao aspecto externo da técnica. Novas soluções técnicas aparecem em função das situações.

k) Para ser Rokudan a sua técnica tem que ser brilhante, o movimento é fluido e potente. Deve impor-se como uma evidência àquele que o olha. A potência e a disponibilidade física, bem como a pureza mental unem-se sem ambigüidade no movimento e exprimem-se também na vida diária.

k) Para ser nanadan o ser desembaraça-se das suas ocultações e aparecer sob a sua verdadeira natureza, manifesta o seu verdadeiro eu. Livre de qualquer fixação, prova a alegria de viver aqui e agora.

l) Para Ser Hachidan, o praticante deve estar além da vida e da morte e o seu espírito claro é aberto, capaz de unificar os contrários, e os inimigos começam a se transformar em colaboradores. E sem inimigos é vencedor eterno. Sem obstáculo é livre em sua liberdade. A sua visão engloba e harmoniza a totalidade, mas mantém o espírito do principiante e continua a buscar a evolução.

OBSERVAÇÃO:

1)Professores que possuem dojo, com graduação reconhecida pelo Brazil Aikikai no nível de Sandan automaticamente farão parte da banca examinadora, e poderão examinar diretamente seus alunos de Kyu de faixa amarela até marron e e solicitar posteriormente os certificados para o Brazil Aikikai atendendo as disposições e regulamentos estabelecidos para promoções neste site.

2)Entidades que já estejam recebendo diretamente do Hombu Dojo atualmente seus diplomas e estejam associadas ao Brazil Aikikai para fins de integração, promoção de eventos em conjunto, e padronização técnica de nível mínimo internacional, terão as promoções de seus alunos para yudansha reconhecidas desde que uma comissão técnica não constate que pessoas estejam sendo promovidas sem o nível mínimo técnico internacional.

3)Em caráter excepcional em locais efetivamente distantes (mais de 800 Km), de onde não residam membros da banca examinadora, lideres de dojos associados poderão fazer exames de kyu em seus alunos, documentando o mesmo através de filme a ser enviado a comissão examinadora para fiscalização a saber:

a)Lideres de dojos com graduação até shodan poderão examinar até 2º Kyu.

b)Líderes de dojos com graduação até nidan poderão examinar até 1 Kyu.

Obs: No caso do item "3" acima, a comissão examinadora poderá recusar qualquer promoção feita após assistir e julgar o exame registrado pela filmagem.

http://www.aikikai.com.br/site_pag.php?pag_id=6

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

OS CINCO ESPIRITOS DO BUDO (AIKIDO - BRAZIL AIKIKAI)

Shoshin: (初心) Mente de principiante
Zanshin: (残心) Mente que permanece
Mushin: (無心) Não Mente
Fudoshin: (不動心) Mente Imóvel
Senshin: (先心) Espírito Purificado; atitude iluminada

Existem 5 mentes fundamentais ou espíritos do budo; shoshin, zanshin, mushin, fudoshin, e senshin. Estes conceitos muito antigos são geralmente ignorados nos dojo modernos de aikido. O budoka que se esforça para compreender as lições destes 5 espíritos em seu coração amadurecerá para se tornar um artista marcial e um ser humano forte e competente. O aluno que não se esforça para conhecer e receber estes espíritos sempre terá uma falha em seu treinamento.

Shoshin

O estado de shoshin é aquele da mente de principiante. É um estado de atenção que permanece sempre completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de shoshin é essencial para continuar o aprendizado. O-Sensei uma vez disse, “Não espere que eu lhe ensine. Você deve roubar as técnicas sozinho”. O aluno deve ter um papel ativo em cada aula, observando com a mente shoshin, para conseguir roubar a lição de cada dia.

Zanshin

O espírito de zanshin é o estado do espírito que permanece, que continua. É frequentemente descrito como um estado continuado de atenção aumentada e de decisão. Mas o verdadeiro zanshin é um estado de foco ou concentração antes, durante e depois da execução de uma técnica, em que uma ligação ou conexão entre o uke e o nage é mantida. Zanshin é o estado da mente que nos permite permanecer espiritualmente conectados, não apenas a um único atacante, mas a múltiplos atacantes e mesmo a um contexto completo; um espaço, um tempo, um evento.

Mushin

O manual da ASU define mushin como a “Não mente, uma mente sem ego. Uma mente como um espelho que reflete e não julga”. O termo original era “mushin no shin”, que significa “mente da não mente.” É um estado mental sem medo, raiva ou ansiedade. Mushin é frequentemente descrito pela frase, “mizu no kokoro”, que significa “mente como a água”. Esta frase é uma metáfora que descreve o lago que reflete claramente o que o cerca quando suas águas estão calmas, mas as imagens são obscurecidas quando uma pedra é jogada em suas águas.

Fudoshin

Uma mente que não é abalada e um espírito que não se move é o estado de fudoshin. É a coragem e a estabilidade demonstradas mentalmente e fisicamente. Mas ao invés de indicar rigidez e inflexibilidade, fudoshin descreve uma condição que não é facilmente transtornada por pensamentos internos ou por forças externas. É capaz de receber um ataque forte e manter a postura e o equilíbrio. Recebe e devolve com leveza, está firmemente aterrado, e reflete a agressão de volta à sua fonte.

Senshin

Senshin é o espírito que transcende os primeiros quatro estados da mente. É um espírito que protege e se harmoniza com o universo. Senshin é um espírito de compaixão que abraça e serve a toda a humanidade e cuja função é reconciliar e dissipar a discórdia no mundo. Ele considera que todos os tipos de vida são sagrados. É e mente de Buda e é a percepção de O-Sensei da função do aikido.

Aceitar completamente o senshin é essencialmente a mesma coisa que se tornar iluminado, e pode ir muito além da abrangência do treinamento diário do aikido. Entretanto, os primeiros 4 espíritos são provavelmente atingíveis por qualquer aluno sério através de atenção concentrada e treinamento firme. Abraçar estes estados da mente pode ser recompensador de diversas formas.

Shoshin pode libertar um aluno do “vale” frustrante do aprendizado, dando-lhe a visão para enxergar o que ele não poderia ver antes. Zanshin pode aumentar a atenção total, melhorando o treinamento de randori e de estilo livre. Mushin pode liberar a ansiedade do aluno quando está sob pressão, capacitando-o para uma performance melhor durante um exame. Fudoshin, pode lhe dar a confiança para proteger seu território em face de ataques físicos esmagadores. O aikidoka sério deve encontrar formas de incorporar estes espíritos do budo em seu treinamento diário.
Por Dan Penrod – 27 de Agosto de 2006
http://www.budodojo.com/FiveSpiritsOfBudo.htm
Tradução - Jaqueline Sá Freire (Brazil Aikikai - Hikari Dojo – Rio de Janeiro)