AIKIDO CURITIBA - AIKIDO EM CURITIBA - ACADEMIA DE AIKIDO EM CURITIBA - DOJO DE AIKIDO EM CURITIBA

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LIVROS DE AIKIDO/TRADUÇAO SENSEI WAGNER BULL

  • http://www.aikikai.org.br/site.php?pagina=vitrine.php?tipo_produto=1
  • Nome: A ARTE DO AIKIDO
  • Nome: A Filosofia do Aikido
  • Nome: A ILUMINAÇAO ATRAVÉS DO AIKIDO
  • Nome: Aikido - O Caminho Da Sabedoria
  • Nome: AIKIDO - O DESAFIO DO CONFLITO
  • Nome: Aikido Total
  • Nome: Aikido, o Caminho da Sabedoria
  • Nome: AIKIDO-TAKEMUSSU AIKI
  • Nome: AS RAIZES SECRETAS DO AIKIDO
  • Nome: BUDO
  • Nome: Curso Básico de Aikido
  • Nome: CURSO PARA MESTRES DE AIKIDO
  • Nome: GUIA PRÁTICO DE DEFESA PESSOAL AIKIDO
  • Nome: LIVRO SOBRE KI
  • Nome: Manual Técnico de Aikido
  • Nome: NYUMON - O Portal das Artes Marciais
  • Nome: O Espírito do Aikidô
  • Nome: O MELHOR DO AIKIDO
  • Nome: OS 3 MESTRES DO BUDO

www.aikidocwb.com.br

ACADEMIA DE AIKIDO EM CURITIBA

AIKIDO



O AIKIDÔ é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô).Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o AIKIDÔ propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando: o combate ao "Stress", a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. Seu Fundador afirmava: Ö importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do universo, tornar-nos unos com ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente".

Os movimentos do AIKIDÔ, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre o princípio da não-resistência, da abstenção e força bruta. Consequentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida

Shihan Wagner Bull

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

EXIGÊNCIAS MÍNIMAS PARA GRADUAÇÃO

Exigências mínimas para graduação:
Diretrizes gerais:

GRAU E TEMPO MÍNIMO

A forma de fazer as técnicas abaixo são as padronizadas internacionalmente de acordo com o Hombu Dojo do Japão ou similares. O Brazil AIkikai tem á venda um dvd padrão com a forma adequada aceita que pode ser adquirido pelos afiliados.

5º kyu (Faixa amarela)

40 dias de prática

Shomen uti: ikyo, irimi nague (Omote e Urá).
Katatetori: Shiho nague (Omote e Urá).
Ryotetori: Tenchi Nague
Tsuki: Kotegaeshi.
Ushiro Tekubitori: Kotegaeshi.
Morotetori : Kokyu Ho.

4º Kyu (faixa roxa)

50 dias de prática

Shomen uti: Nikyo (Omote e Urá)
Yokomenuti: Shihonague
Ai Hamni Tsuki: Irimi Nague
Ushiro RyoTekubitori: Sankyo (Omote e Urá)
Ushiro RyoTekubitori: Kotegaeshi
Suwari Waza Shomen uti ikyo
Suwari Waza Kata Tori: Nikyo (Omote e Urá)
Suwari Waza Kata Tori: Sankyo

3º Kyu (Faixa Verde)

60 dias de prática

Yokomenuti Irimi Nague (kiri gaeshi, kiri oroshi)
Tsuki Kaiten Nague
Ushiro Rio Kata Tori Sankyo (omote e urá)
Morotetori Irimi nague (2 formas)
Shomen uti sankyo (omote e urá)
Suari waza Shomenuti Irimi Nague
Suari waza Shomenuti Sankyo (omote e urá)
Hamni Handachi Katatetori Shihonague
Hamni Handachi Katatetori Kaiten Nague

2º Kyu (Faixa Azul)

70 dias de prática

Shomen uti: shiho nague e Kaiten Nague
Yokomenuti Gokyo
Ushiro Ryo Tekubi Tori Shihonague e Juji Nague
Ushiro Kubi Shime Koshi Nague
Morotetori Nikyo
Hamni Handachi: Shomenuti Irimi Nague
Yokomenuti Kotegaeshi
Katatetori Nikyo.
Jyu Waza contra 2 pessoas.

1º Kyu (Faixa Marron)

80 dias de pratica

Katatori Menuchi 5 técnicas
Yokomenuchi 5 técnicas
Morotetori 5 técnicas
Shomenuti 5 técnicas
Koshi Nague 5 técnicas
Tanto tori
Hanmi Handachi (ushiro waza ) 5 técnicas
Jyu Waza contra 3 pessoas

Shodan

100 dias de prática
(idade mínima 15 anos)

Todas as técnicas para 1 kyu.
Tachitori
Jotori
Henka Waza
Jiu waza contra 4 pessoas

Nidan

200 dias de prática
(mínimo 1 ano após shodan)

Todas as técnicas de shodan, 2 técnicas de Tachi Dori, kaeshi Waza, jyu waza contra 5 pessoas

Sandan

300 dias de prática
(mínimo 2 anos após nidan)

Técnicas em Handachi Waza e outras a serem determinadas pelo examinador na ocasião do exame.

Yondan

400 dias de prática
(mínimo 2 anos após sandan)

Técnicas a serem determinadas pelo examinador na ocasião do exame.

IMPORTANTE:

Um dojo associado, não terá seus alunos examinados pela comissão organizadora se os mesmos não estiverem usando o símbolo do Brazil Aikikai em seu dogui.

Antes de qualquer exame, o líder do dojo deverá inscrever seus alunos no cadastro do site, agendar o exame e imprimir as respectivas fichas através do próprio site. Uma vez os alunos aprovados, a secretaria do Brazil AIkikai lançara as respectivas promoções para que as mesmas fiquem publicamente anunciadas e confirmadas. È indispensável portanto o fornecimento do RG de cada aluno no cadastro pelo líder de cada dojo quando o cadastra.

Além dos candidato saber executar as técnicas FISICAMENTE compatíveis com o nível a que se candidata há que se observar que :

a) Para ser 5º Kyu é necessário saber cair bem, ter um bom “kamae”, girar bem o corpo dentro dos movimentos do Aikido (Tai Sabaki).

b) Para ser 4º Kyu é necessário demonstrar que tem uma noção básica de defesa pessoal, de maai e firmeza ao executar as técnicas.

c) Para ser 3º Kyu é necessário, estar com seus movimentos bem seguros, e fortes, estando o praticante pronto para começar a buscar a movimentação fluida do Aikido.

d) Para ser 2º Kyu é necessário demonstrar fluidez nos movimentos saindo do padrão geométrico, devendo demonstrar “ki no nagare”.

e) Para ser 1º Kyu é necessário demonstrar todas as qualidades de “a” a “e” de forma madura, bem como um bom “zanchin”.

f) Para ser Shodan, é necessário ter movimentação e execução técnicas firmes, e demonstrar integração entre a mente, o corpo e as emoções de forma a executar os movimentos fluidos, fortes, e com tranqüilidade. SHO é o início, o que começa. O corpo começa enfim a responder aos comandos e a reproduzir as formas técnicas. Começa-se a ter idéia do que é o Aikido. É necessário então esforçar-se para praticar ou demonstrar, lentamente se necessário, mas unindo-se a precisão e a exatidão.

g) Para ser Nidan, é necessário demonstrar capacidade de execução de movimentos fluidos, mas fortes, com bastante energia. Ao trabalho do 1º Dan acrescenta-se rapidez e potência ao mesmo tempo que se demonstra maior determinação mental. Isto se exprime pelo aluno na sensação de ter progredido. Os examinadores devem sentir este progresso sentindo uma clareza na maneira de se aprender e na condução do trabalho.

h) Para ser Sandan, é importante mostrar movimentos fluidos, fortes, calma e segurança durante a execução, postura impecável, e se estar bem perto do máximo que poderá atingir tecnicamente. O praticante tem que ter o porte de “expert ”.
É o início da compreensão do Kokyu ryoku. A entrada na dimensão espiritual do Aikido. A delicadeza, a precisão e a eficácia técnicas começam a manifestar-se. É então possível transmitir estas qualidades.

i) Para ser yondan que é um nível tecnicamente avançado, começa-se a prever os princípios que regem as técnicas. É possível conduzir mais precisamente os praticantes no caminho traçado pelo Fundador.

j) Para ser godan há que se ter o nível onde sua arte respeita os princípios e o espírito, começando a se separar da forma, não ficando mais preso ao aspecto externo da técnica. Novas soluções técnicas aparecem em função das situações.

k) Para ser Rokudan a sua técnica tem que ser brilhante, o movimento é fluido e potente. Deve impor-se como uma evidência àquele que o olha. A potência e a disponibilidade física, bem como a pureza mental unem-se sem ambigüidade no movimento e exprimem-se também na vida diária.

k) Para ser nanadan o ser desembaraça-se das suas ocultações e aparecer sob a sua verdadeira natureza, manifesta o seu verdadeiro eu. Livre de qualquer fixação, prova a alegria de viver aqui e agora.

l) Para Ser Hachidan, o praticante deve estar além da vida e da morte e o seu espírito claro é aberto, capaz de unificar os contrários, e os inimigos começam a se transformar em colaboradores. E sem inimigos é vencedor eterno. Sem obstáculo é livre em sua liberdade. A sua visão engloba e harmoniza a totalidade, mas mantém o espírito do principiante e continua a buscar a evolução.

OBSERVAÇÃO:

1)Professores que possuem dojo, com graduação reconhecida pelo Brazil Aikikai no nível de Sandan automaticamente farão parte da banca examinadora, e poderão examinar diretamente seus alunos de Kyu de faixa amarela até marron e e solicitar posteriormente os certificados para o Brazil Aikikai atendendo as disposições e regulamentos estabelecidos para promoções neste site.

2)Entidades que já estejam recebendo diretamente do Hombu Dojo atualmente seus diplomas e estejam associadas ao Brazil Aikikai para fins de integração, promoção de eventos em conjunto, e padronização técnica de nível mínimo internacional, terão as promoções de seus alunos para yudansha reconhecidas desde que uma comissão técnica não constate que pessoas estejam sendo promovidas sem o nível mínimo técnico internacional.

3)Em caráter excepcional em locais efetivamente distantes (mais de 800 Km), de onde não residam membros da banca examinadora, lideres de dojos associados poderão fazer exames de kyu em seus alunos, documentando o mesmo através de filme a ser enviado a comissão examinadora para fiscalização a saber:

a)Lideres de dojos com graduação até shodan poderão examinar até 2º Kyu.

b)Líderes de dojos com graduação até nidan poderão examinar até 1 Kyu.

Obs: No caso do item "3" acima, a comissão examinadora poderá recusar qualquer promoção feita após assistir e julgar o exame registrado pela filmagem.

http://www.aikikai.com.br/site_pag.php?pag_id=6