Quando em um dojô (local de treino) de um famoso mestre de artes marciais do Japão, os seus discípulos exaustos de treinar arduamente e não poderem competir entre eles ou com outros perguntaram ao mestre:
- Para que treinar tanto se não temos competições e não vamos lutar para ver quem é o melhor?
No que o mestre respondeu: “Eu criei uma arte onde se possa resolver conflitos, não começá-los”.
Essa fábula é atribuída ao grão Mestre Morihei Ueshiba, o criador do AIKIDÔ e traduz toda sua filosofia e também sua vida.
Mostrando postagens com marcador AIKI. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador AIKI. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Irimi e Tenkan e o Tempo
Segundo, Kishomaru Ueshiba, filho do Fundador do Aikido, muitos mestres de várias disciplinas já falaram sobre a unidade ou sobre estar parado ou em movimento como sendo a parte central de suas artes. O mesmo acontece com os movimentos do Aikido. Mesmo com a ênfase no movimento livre e fluido, bem como circular, o Fundador Morihei também ensinou que eram necessárias as técnicas de imobilização controlada. Aplicar as técnicas do Aikido as juntas dos braços, pernas etc. nunca são dobradas em uma direção antinatural, as técnicas de imobilização devem ser vistas como uma forma aplicada “parada” dentro do movimento dando total controle da situação pelo Aikidoista. Assim as mesmas fazem bem a saúde , funcionando como alongamentos e liberação do “ki” como de certa forma acontece no “shatsu” e na acupuntura e protegem perfeitamente como arte de defesa pessoal em todos os sentidos. As técnicas de imobilização, entretanto, não são estáticas, elas também devem manifestar a compreensão básica da conexão entre mente e energia. Assim, quando surge um ataque, ele deve ser neutralizado com fluidez natural, e então as juntas do oponente podem ser controladas sem grande esforço muscular. Descobrir como controlar a você mesmo e a seu parceiro através de técnicas de imobilização é um método superior de treinamento. Nas técnicas de Aikido, os movimentos de avanço e movimento do recuo girando são como duas rodas de um veículo indispensáveis, sem uma ou outra não funcionam.Estes dois elementos se manifestam em todas as técnicas de Aikido. O principio de “entrar” (avançar) é derivado de técnicas letais de antigas artes marciais, o principio de girar o corpo é baseado nos padrões universais, e a união de ki-mente-corpo. Ambos os princípios precisam funcionar como um só. Expressado de forma física, os movimentos do corpo no Aikido são circulares e esféricos, tornando-se espiralíticos. Um oponente pode ser puxado para dentro da esfera de outra pessoa com uma entrada certa e precisa como um pião, mantendo-se estável no centro, e em seguida aplicando uma chave, ou uma técnica eficiente. No Aikido, é essencial manter movimentos ilimitados e circulares. Quando um atacante se atira contra os aikidoistas eles instantaneamente deslizam para o lado, avançando sobre o ângulo cego do oponente (o lugar em que o oponente não pode contra-atacar), e evita-se o golpe. Este tipo de entrada decisiva, o instante que no passado quando se era atacado por espada para matar, era decisivo e uma questão de vida ou morte, é o coração das técnicas do Aikido. O principio da entrada (Irimi), deve ser aprendido para a execução das técnicas Aikido com precisão. O Fundador Morihei ensinou assim:
” Assim que o inimigo a minha frente ataca com sua espada, eu já estou à suas costas. Quando o inimigo corre para atacar s avance um passo para o lado, e corte profundamente! “ Esta frase revela a forma firme e inquestionável da natureza do irimi, avançar para controlar um oponente. Em termos de aplicação nos problemas do cotidiano portanto pelo que foi dito percebe-se que a grande estratégia do Aikido é diante de uma dificuldade eminente devemos nos posicionar sempre em um ponto protegido, para dali buscarmos uma solução para resolver a questão mais adequada acompanhando sua energia e ao mesmo tempo entrando em sua postura ou ponto de vista neutro. Esta alteração de posição além de confundir o atacante mudando seus planos com a surprêsa, nos dá tempo para uma reação e por entrarmos em um ponto neutro, ela não é agressiva, e portanto imperceptível para o agressor, nos dando a opção de harmonia ou de ataque em situação críticas de defesa pessoal . Tendo a opção não necessitamos reagir sempre contratacando, pois sabe-se que violência gera sempre mais violência. Embora que o ideal do Aikido é buscar sempre a integração com o parceiro e somar forças mesmo que contraditórias de forma instantânea, somente os mestre atingem este estágio ideal. O praticante comum, necessita sempre de uma fração de segundo diminuindo este tempo com seu crescimento na arte.Agindo assim se pode viver bem e construtivamente com todos. O Aikido é a arte da paz, e de certa forma semelhante com o Cristianismo o Aikido nos ensinava a “dar a outra face “ ao agressor, mas não no sentido de deixá-lo nos agredir, mas fazer vê-lo a mesma questão sobre outro ângulo. Quando alguém fica com raiva da gente, ou nos julga de forma depreciativa devemos mostrar a ele, a outra faceta do problema, pois há sempre uma segunda versão. Quando as pessoas agem de certa forma ela são sempre motivadas por certos fatores, e estes nem sempre são os que a pessoa que se julga ofendida enxergou. Daí o conceito sábio do contraditório no Direito e na Democracia. È muito importante mostrar a quem julga todas as razões que levaram a se comportar daquela forma, nem sempre o motivo é deliberadamente para agredir ou prejudicar. Um antigo mestre me disse uma vez, que a maioria das brigas acontecia por mal entendidos. Antes de condenar alguém devemos ter certeza de termos observado todos os dados da questão em julgamento. Para isto precisamos de ter tempo e visão ampla, e consequentemente durante o ataque, nos posicionarmos em um local seguro. È isto o que essencialmente a estratégia inicial das técnicas do Aikido nos ensina. Purificar nossos 5 sentidos e a mente é fundamental para aplicar isto no dia a dia da vida.
Por Wagner Bull Shihan
fonte: www.aikikai.org.br
” Assim que o inimigo a minha frente ataca com sua espada, eu já estou à suas costas. Quando o inimigo corre para atacar s avance um passo para o lado, e corte profundamente! “ Esta frase revela a forma firme e inquestionável da natureza do irimi, avançar para controlar um oponente. Em termos de aplicação nos problemas do cotidiano portanto pelo que foi dito percebe-se que a grande estratégia do Aikido é diante de uma dificuldade eminente devemos nos posicionar sempre em um ponto protegido, para dali buscarmos uma solução para resolver a questão mais adequada acompanhando sua energia e ao mesmo tempo entrando em sua postura ou ponto de vista neutro. Esta alteração de posição além de confundir o atacante mudando seus planos com a surprêsa, nos dá tempo para uma reação e por entrarmos em um ponto neutro, ela não é agressiva, e portanto imperceptível para o agressor, nos dando a opção de harmonia ou de ataque em situação críticas de defesa pessoal . Tendo a opção não necessitamos reagir sempre contratacando, pois sabe-se que violência gera sempre mais violência. Embora que o ideal do Aikido é buscar sempre a integração com o parceiro e somar forças mesmo que contraditórias de forma instantânea, somente os mestre atingem este estágio ideal. O praticante comum, necessita sempre de uma fração de segundo diminuindo este tempo com seu crescimento na arte.Agindo assim se pode viver bem e construtivamente com todos. O Aikido é a arte da paz, e de certa forma semelhante com o Cristianismo o Aikido nos ensinava a “dar a outra face “ ao agressor, mas não no sentido de deixá-lo nos agredir, mas fazer vê-lo a mesma questão sobre outro ângulo. Quando alguém fica com raiva da gente, ou nos julga de forma depreciativa devemos mostrar a ele, a outra faceta do problema, pois há sempre uma segunda versão. Quando as pessoas agem de certa forma ela são sempre motivadas por certos fatores, e estes nem sempre são os que a pessoa que se julga ofendida enxergou. Daí o conceito sábio do contraditório no Direito e na Democracia. È muito importante mostrar a quem julga todas as razões que levaram a se comportar daquela forma, nem sempre o motivo é deliberadamente para agredir ou prejudicar. Um antigo mestre me disse uma vez, que a maioria das brigas acontecia por mal entendidos. Antes de condenar alguém devemos ter certeza de termos observado todos os dados da questão em julgamento. Para isto precisamos de ter tempo e visão ampla, e consequentemente durante o ataque, nos posicionarmos em um local seguro. È isto o que essencialmente a estratégia inicial das técnicas do Aikido nos ensina. Purificar nossos 5 sentidos e a mente é fundamental para aplicar isto no dia a dia da vida.
Por Wagner Bull Shihan
fonte: www.aikikai.org.br
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
O Segredo das Tecnicas de Aikido.
Escrito por Sensei Wagner Bull
Sabendo unificar-se com os adversários pode-se adquirir enorme poder Quando se pensa em Judo, ou Aikido, imagina-se imediatamente alguem derrubando outra pessoa sem fazer força.
Como é possivel uma pessoa mais fraca conseguir derrubar uma outra mais forte?
O segredo foi contado em um antigo tratado de Arte Marcial chamado "Ryuko-no-Maki"que diz: "Se o inimigo vem contra mim eu o recebo, se ele se afasta eu o deixo ir.
Frente a frente com seu opositor nós entramos em harmonia com ele. Cinco mais cinco são dez, dois mais oito são dez, e um mais nove são dez. Isto tudo mostra a essência da harmonia".
Explicando melhor este principio "WA", que norteou todas as artes marciais de desiquilibrio do Japão, expressado em termos modernos ser diria que é o principio da "Suavidade".
O Judo tradicional, que ensinava a não usar força, como o Aikido atualmente, pode ser definido como o "Caminho Suave".
O antigo Jujustsu originou-se como um método de defesa entre os homens mais evoluiu como uma arte refinada visando desenvolver nos praticantes uma atitude de formação moral e de doutrina de vida. Esta foi a proposta do grande educador japones Jigoro Kano, o fundador do Judo e não simplesmente ganhar medalhas de ouro.
O principio da "suavidade"ensina que os praticantes não devem ir contra a força do oponente, mas sim junto com ela, mantendo uma postura firme, sem perder seu equilibrio fisico, psicológico, moral, e mental. Se alguem nos ataca com uma força equivalente a 50 kg e se nos juntamos a ela na mesma direção com mais os nossos 50 Kg teremos uma força de 100 kg, a nossa disposição para usarmos como queremos se desenvolvermos a capacidade de conduzí-la. Se através do treinamento persistente , disciplinado com um bom professor aprendermos a manter nosso equilibrio quando juntamos as forças, podemos dirigir e conduzir nosso adversário para onde desejamos aproveitando a nosso favor sua propria força, ESTE É O GRANDE SEGREDO DO JUDO E DO AIKIDO.
Existe no entanto outro aspecto importante, que é o momento em que fazemos a junção com nosso oponente. Basicamente existem tres momentos possíveis para entrar-se no adversário,, o primeiro quando o oponente inicia sua técnica, o segundo quando ele termina, e o terceiro quando o defensor inicia uma técnica e é bloqueado. Com o treinamento adequado pode-se aprender a presintir o momento correto de entrar e sempre em sintonia com o agressor fazendo o que no Aikido se chama de "KOKYU", o "timing correto".
Sem conhecer kokyu, não há como entender o principio da não resistencia na pratica, e o aikidoista ou judoca não conseguirá aplicar sua técnica com eficiencia e sem fazer força. Os japoneses e os orientais em geral descreviam a força de uma pessoa em temos de "KI", (espírito., percepção, energia vital) .
Assim a energia vem do espírito, e o movimento do corpo é afetado pela vontade. Issai-Chozan, um antigo "espadachim dizia : O espírito carrega a mente, e controla o corpo". Através de nosso "ki", (percepção) poderemos detetar o movimento de alguem que nos ataca, e no momento correto, unimos a ele aplicando nosso proprio movimento ao do adversario, conduzindo-o em um movimento circular que sai de nosso próprio hara(centro de gravidade no abdomem). Uma experiência muito fácil para se entender a verdade deste princípio, é quando tentamos pegar um pernilongo, ou uma mosca .
Se esperamos ela sentar em alguma coisa, fica dificil, pois ao nos aproximarmos ela voa. Mas se tentarmos pegar o inseto em pleno voo, percebendo a trajetoria que ele vai percorrer e fazendo nossa mão percorrer este caminho, fica bem mais fácil. Assim conclue-se que o "know how" diferencial do Judo e do Aikido consiste basicamente em se conseguir se adaptar ao ritmo de nosso adversário, ou agressor. Infelizmente no proprio Judo moderno a preocupação com este aspecto superior da arte foi negligenciado em função da vitória nas competições que passaram a se dividir em categorias por pesos.
Os praticantes em geral, procuram desenvolver mais a força e o vigor fisico, e a velocidade , em busca das medalhas de ouro olimpicas, no lugar de praticar o desenvolvimento da percepção e do "timing", em que reside o verdadeiro espirito das artes "suaves". Se por um lado, em termos práticos esta ênfase na parte física realmente consegue vitórias que deixam os esportistas e patriotas orgulhos de seu pais felizes, sentindo-se "vencedores", em termos de formação de um ser humano mais sociável e mais adpatável as situações do cotidiano, deixa a desejar. Felizes são os alunos de Judo, que tem um professor que valoriza as tradições ensinadas por Jigoro Kano, baseadas no "WA"( AIKI) .
O Aikido não introduziu competições em sua prática, e assim é ainda uma arte ideal, para que este importante aspecto da cultura japonesa, possa ainda ser praticado. Acredito que praticantes de Judo, podem se beneficiar bastante tecnicamente praticando Aikido que manteve-se fiel ao "WA",(AIKI) , que é muito dificil de ser dominado, mas uma vez com ele, pode-se praticar a arte com eficiência até o fim da vida.
Muitos principiantes de Aikido querem vencer pessoas mais fortes, com alguns meses de treino. Isto é impossível, dominar o principio do "AIKI" , leva muito tempo e sem duvida a presença de um bom professor que conheça esta essência. Há muitos bons professores de Judo no país tambem que sabem este segredo, o iniciante interessado, deve ter paciência, e procurar realmente o dojo adequado. Nem sempre, aquele que se diz professor de Judo, conhece realmente a arte.
Possuir uma faixa preta, no Brasil, não significa garantia de competência, é necessário observar o professor, verificar o desempenho de seus alunos, saber quem foi o mestre do professor. Nem sempre um ganhador de competições, é um bom professor. Muitas vezes, pessoas dotadas pela natureza com força, elasticidade e velocidade, vencem outros com técnica apurada. Afinal....uma tartaruga, jamais correrá tão rápido como um tigre não importa quanto ela pratique exercicios de velocidade. É claro que ela pode subir em uma moto e vencer. Mas tudo na vida tem limites, e o principal,é o conhecimento de que a vitória é sempre relativa.
A capacidade de um homem não pode ser medida em uma simples competição . O vencedor de hoje será o derrotado de amanhã.
Fonte: www.aikikai.org.br
Sabendo unificar-se com os adversários pode-se adquirir enorme poder Quando se pensa em Judo, ou Aikido, imagina-se imediatamente alguem derrubando outra pessoa sem fazer força.
Como é possivel uma pessoa mais fraca conseguir derrubar uma outra mais forte?
O segredo foi contado em um antigo tratado de Arte Marcial chamado "Ryuko-no-Maki"que diz: "Se o inimigo vem contra mim eu o recebo, se ele se afasta eu o deixo ir.
Frente a frente com seu opositor nós entramos em harmonia com ele. Cinco mais cinco são dez, dois mais oito são dez, e um mais nove são dez. Isto tudo mostra a essência da harmonia".
Explicando melhor este principio "WA", que norteou todas as artes marciais de desiquilibrio do Japão, expressado em termos modernos ser diria que é o principio da "Suavidade".
O Judo tradicional, que ensinava a não usar força, como o Aikido atualmente, pode ser definido como o "Caminho Suave".
O antigo Jujustsu originou-se como um método de defesa entre os homens mais evoluiu como uma arte refinada visando desenvolver nos praticantes uma atitude de formação moral e de doutrina de vida. Esta foi a proposta do grande educador japones Jigoro Kano, o fundador do Judo e não simplesmente ganhar medalhas de ouro.
O principio da "suavidade"ensina que os praticantes não devem ir contra a força do oponente, mas sim junto com ela, mantendo uma postura firme, sem perder seu equilibrio fisico, psicológico, moral, e mental. Se alguem nos ataca com uma força equivalente a 50 kg e se nos juntamos a ela na mesma direção com mais os nossos 50 Kg teremos uma força de 100 kg, a nossa disposição para usarmos como queremos se desenvolvermos a capacidade de conduzí-la. Se através do treinamento persistente , disciplinado com um bom professor aprendermos a manter nosso equilibrio quando juntamos as forças, podemos dirigir e conduzir nosso adversário para onde desejamos aproveitando a nosso favor sua propria força, ESTE É O GRANDE SEGREDO DO JUDO E DO AIKIDO.
Existe no entanto outro aspecto importante, que é o momento em que fazemos a junção com nosso oponente. Basicamente existem tres momentos possíveis para entrar-se no adversário,, o primeiro quando o oponente inicia sua técnica, o segundo quando ele termina, e o terceiro quando o defensor inicia uma técnica e é bloqueado. Com o treinamento adequado pode-se aprender a presintir o momento correto de entrar e sempre em sintonia com o agressor fazendo o que no Aikido se chama de "KOKYU", o "timing correto".
Sem conhecer kokyu, não há como entender o principio da não resistencia na pratica, e o aikidoista ou judoca não conseguirá aplicar sua técnica com eficiencia e sem fazer força. Os japoneses e os orientais em geral descreviam a força de uma pessoa em temos de "KI", (espírito., percepção, energia vital) .
Assim a energia vem do espírito, e o movimento do corpo é afetado pela vontade. Issai-Chozan, um antigo "espadachim dizia : O espírito carrega a mente, e controla o corpo". Através de nosso "ki", (percepção) poderemos detetar o movimento de alguem que nos ataca, e no momento correto, unimos a ele aplicando nosso proprio movimento ao do adversario, conduzindo-o em um movimento circular que sai de nosso próprio hara(centro de gravidade no abdomem). Uma experiência muito fácil para se entender a verdade deste princípio, é quando tentamos pegar um pernilongo, ou uma mosca .
Se esperamos ela sentar em alguma coisa, fica dificil, pois ao nos aproximarmos ela voa. Mas se tentarmos pegar o inseto em pleno voo, percebendo a trajetoria que ele vai percorrer e fazendo nossa mão percorrer este caminho, fica bem mais fácil. Assim conclue-se que o "know how" diferencial do Judo e do Aikido consiste basicamente em se conseguir se adaptar ao ritmo de nosso adversário, ou agressor. Infelizmente no proprio Judo moderno a preocupação com este aspecto superior da arte foi negligenciado em função da vitória nas competições que passaram a se dividir em categorias por pesos.
Os praticantes em geral, procuram desenvolver mais a força e o vigor fisico, e a velocidade , em busca das medalhas de ouro olimpicas, no lugar de praticar o desenvolvimento da percepção e do "timing", em que reside o verdadeiro espirito das artes "suaves". Se por um lado, em termos práticos esta ênfase na parte física realmente consegue vitórias que deixam os esportistas e patriotas orgulhos de seu pais felizes, sentindo-se "vencedores", em termos de formação de um ser humano mais sociável e mais adpatável as situações do cotidiano, deixa a desejar. Felizes são os alunos de Judo, que tem um professor que valoriza as tradições ensinadas por Jigoro Kano, baseadas no "WA"( AIKI) .
O Aikido não introduziu competições em sua prática, e assim é ainda uma arte ideal, para que este importante aspecto da cultura japonesa, possa ainda ser praticado. Acredito que praticantes de Judo, podem se beneficiar bastante tecnicamente praticando Aikido que manteve-se fiel ao "WA",(AIKI) , que é muito dificil de ser dominado, mas uma vez com ele, pode-se praticar a arte com eficiência até o fim da vida.
Muitos principiantes de Aikido querem vencer pessoas mais fortes, com alguns meses de treino. Isto é impossível, dominar o principio do "AIKI" , leva muito tempo e sem duvida a presença de um bom professor que conheça esta essência. Há muitos bons professores de Judo no país tambem que sabem este segredo, o iniciante interessado, deve ter paciência, e procurar realmente o dojo adequado. Nem sempre, aquele que se diz professor de Judo, conhece realmente a arte.
Possuir uma faixa preta, no Brasil, não significa garantia de competência, é necessário observar o professor, verificar o desempenho de seus alunos, saber quem foi o mestre do professor. Nem sempre um ganhador de competições, é um bom professor. Muitas vezes, pessoas dotadas pela natureza com força, elasticidade e velocidade, vencem outros com técnica apurada. Afinal....uma tartaruga, jamais correrá tão rápido como um tigre não importa quanto ela pratique exercicios de velocidade. É claro que ela pode subir em uma moto e vencer. Mas tudo na vida tem limites, e o principal,é o conhecimento de que a vitória é sempre relativa.
A capacidade de um homem não pode ser medida em uma simples competição . O vencedor de hoje será o derrotado de amanhã.
Fonte: www.aikikai.org.br
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO
A prática do Aikido, bem como das artes marciais japonesas tradicionais, não requer experiência prévia em artes marciais, não depende da idade e pode ser praticado por todo tipo de pessoa. Se você está pensando em iniciar uma atividade física, e/ou fortalecer corpo, mente e espírito, aliado a um método efetivo de defesa pessoal, o Aikido é para você.
O AIKIDO é uma arte marcial japonesa tradicional, cujos vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira: AI (harmonía / união), KI (energia /espírito), e DO (caminho). Não é um esporte nem uma arte de combate, trata-se de uma prática cujo foco é a busca interior.
Homens, mulheres, crianças, adultos, pessoas na terceira idade, dos 6 aos 80 anos, são encontrados nos dojos (locais de prática) em todo o mundo.
Através de um exercício sincero e disciplinado consegue-se um eficaz método de defesa pessoal.
Durante o treinamento mudam-se os papéis de atacante e atacado e eles se desenvolvem mediante o estudo de técnicas eficientes de imobilização e projeção. O estudante corrige sua postura e a amplitude de seus movimentos através do trabalho a mãos nuas e, também, com armas como o "Jô" (bastão de madeira), o "bokken" (espada de madeira) e o "Tanto" (faca de madeira).
No Aikido cultiva-se as sete virtudes do guerreiro conforme o "Bushido" (código dos samurais): justiça, valor heróico, compaixão, cortesia, honra, sinceridade e o sentido de dever e de lealdade.
O Aikido não é um esporte nem uma arte de combate. Ele trabalha o desenvolvimento da percepção, para enxergarmos melhor o mundo visível e o invisível, e passarmos a respeitar as leis que os regem (Kannagara no Michi).
Na prática do Aikido desenvolve-se o relaxamento, a concentração, a não-resistência, a ausência de espírito de competição, a respiração abdominal, a ausência do conceito de adversário, a consciência do "parceiro", buscando-se formar a ideia de complementariedade, sempre aumentando o uso do ki (Energia Interna).
O treino apresenta benefícios, físicos, biológicos, psicológicos,
técnicos, e espirituais. Através de sua ginástica especial, baseada nos movimentos circulares de defesa e métodos de respiração alcança-se o melhoramento do sistema cardio-vascular, neuro-muscular e metabólico, além da melhora das aptidões e capacidades de coordenação motora, aumentando a
saúde, a flexibilidade e a força.
Com o treinamento, a pessoa aprende um eficiente sistema de defesa pessoal, aprimorando nossa reação inconsciente e reflexiva diante de situações de conflito. Até o GOE (Policia Especial de São Paulo) usa para seus homens. No treinamento gera-se uma confiança maior em si e em seu potencial, criando habilidades para superar os obstáculos e medos mentais.
Desenvolve-se o aumento da vontade, o auto-dominio e o conhecimento das qualidades e debilidades próprias.
Impregnado da filosofia japonesa tradicional que envolve muitas tradições religiosas, entre elas o sincretismo entre o xintoísmo, budismo, taoísmo e confucionismo, e no respeito às leis naturais, o treinamento do Aikido busca a percepção e o exercício da harmonia, unidade e ação conjunta entre corpo-mente-espírito, mediante a ressonância com todas as energias, seja através da respiração ou até na alternância dos fenômenos do dia-a-dia.
No dojo se fazem grandes amizades, inclusive acontecem casamentos pois, na relação próxima, as pessoas acabam se conhecendo por inteiro, surgindo grande empatia e relações interpessoais diferentes da violência, dirigidas à compreensão e respeito ao outro, respeito esse extensivo ao meio ambiente, à natureza e ao universo.
Outro aspecto importante é o aprendizado de como devemos lidar com a frustração. Durante o treinamento em alguns momentos encontramos barreiras para progredir, e isto frustra o praticante, possibilitando-o confrontar-se com ela.
A insistência em superar esses momentos, com a disciplina e a persistência ensinada no dia-a-dia do dojo, faz com que todos (adultos ou crianças) aprendam a passar por essas experiências e superá-las, coisa que será muito útil posteriormente em suas vidas, e esta possibilidade acaba sendo algo de enorme valor para nosso sucesso pessoal e profissional.
A pessoa com espírito fraco, nestas ocasiões, tendem a perder a motivação ou mudar para outra atividade que não as frustre. O mesmo acontece em muitos casamentos, ocorrendo divórcios cujas causas alegadas, culpando-se o outro, não são justificadas. No fundo o que acontece é a inexperiência em vencer a frustração natural causada pela falta de percepção das mudanças continuas no Universo, que também são expressas na vida de todo nós.
Todos os estudantes, sem excessão, experimentam ciclos no treinamento. As vezes aprendem rapidamente e "tudo se encaixa" de uma forma bastante satisfatória. Outras vezes nada parece ir bem, os instrutores os corrigem sempre e, nestes momentos, se a pessoa não estiver preparada, as aulas parecem uma perda de tempo. Em psicologia freudiana isto se chama "resistência", sendo um fato negativo muito grande para a cura.
Nesses momentos é onde temos a maior oportunidade de testar nosso Aikido, pois é quando podemos crescer e ir além da nossa costumeira aproximação aos desafios que a vida nos oferece. Não é somente o Aikido que ensina isto, mas por certo ele o faz para quem decide seguir este caminho com determinação. Isto é verdade para cada um de nós, sejamos crianças ou adultos, rincipiantes ou graduados, inclusive para os instrutores.
Todos lutamos para tentar atingir o nível seguinte de graduação em nosso treinamento, e a maioria de nós pensamos que é sempre mais fácil para os outros companheiros. Não é assim, porque o nível seguinte de nosso treinamento é sempre difícil para todos e cada um de nós, justamente porque é um nível mais avançado e mais alto, é um degrau a subir. Eis porque as graduações são chamadas de "Dan" (degraus).
Estudar Aikido é complexo, ocasionalmente frustrante, e as vezes difícil. Porém, trata-se de aprender algo vital para nos realizarmos como seres humanos e adquirir a sabedoria e a alegria de viver.
È muito importante começar a treinar o Aikido em uma academia reconhecida e que esteja vinculada com a FUNDAÇÃO AIKIKAI que fica no Japão, entidade fundada e mantida tradicionalmente pela familia Ueshiba que mantém os ideais do Fundador deste Caminho, o Kaiso, evitando-se desta forma, começar a treinar de maneira errada, recebendo informações distorcidas e adquirindo vícios que, uma vez adquiridos, são difíceis de corrigir
posteriormente.
Treinar em um dojo supervisionado e fiscalizado pela Confederação Brasileira de Aikido -BRAZIL AIKIKAI garante ensino de nível internacional.
Fonte: http://www.aikikai.com.br/site_pag.php?pag_id=25
O AIKIDO é uma arte marcial japonesa tradicional, cujos vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira: AI (harmonía / união), KI (energia /espírito), e DO (caminho). Não é um esporte nem uma arte de combate, trata-se de uma prática cujo foco é a busca interior.
Homens, mulheres, crianças, adultos, pessoas na terceira idade, dos 6 aos 80 anos, são encontrados nos dojos (locais de prática) em todo o mundo.
Através de um exercício sincero e disciplinado consegue-se um eficaz método de defesa pessoal.
Durante o treinamento mudam-se os papéis de atacante e atacado e eles se desenvolvem mediante o estudo de técnicas eficientes de imobilização e projeção. O estudante corrige sua postura e a amplitude de seus movimentos através do trabalho a mãos nuas e, também, com armas como o "Jô" (bastão de madeira), o "bokken" (espada de madeira) e o "Tanto" (faca de madeira).
No Aikido cultiva-se as sete virtudes do guerreiro conforme o "Bushido" (código dos samurais): justiça, valor heróico, compaixão, cortesia, honra, sinceridade e o sentido de dever e de lealdade.
O Aikido não é um esporte nem uma arte de combate. Ele trabalha o desenvolvimento da percepção, para enxergarmos melhor o mundo visível e o invisível, e passarmos a respeitar as leis que os regem (Kannagara no Michi).
Na prática do Aikido desenvolve-se o relaxamento, a concentração, a não-resistência, a ausência de espírito de competição, a respiração abdominal, a ausência do conceito de adversário, a consciência do "parceiro", buscando-se formar a ideia de complementariedade, sempre aumentando o uso do ki (Energia Interna).
O treino apresenta benefícios, físicos, biológicos, psicológicos,
técnicos, e espirituais. Através de sua ginástica especial, baseada nos movimentos circulares de defesa e métodos de respiração alcança-se o melhoramento do sistema cardio-vascular, neuro-muscular e metabólico, além da melhora das aptidões e capacidades de coordenação motora, aumentando a
saúde, a flexibilidade e a força.
Com o treinamento, a pessoa aprende um eficiente sistema de defesa pessoal, aprimorando nossa reação inconsciente e reflexiva diante de situações de conflito. Até o GOE (Policia Especial de São Paulo) usa para seus homens. No treinamento gera-se uma confiança maior em si e em seu potencial, criando habilidades para superar os obstáculos e medos mentais.
Desenvolve-se o aumento da vontade, o auto-dominio e o conhecimento das qualidades e debilidades próprias.
Impregnado da filosofia japonesa tradicional que envolve muitas tradições religiosas, entre elas o sincretismo entre o xintoísmo, budismo, taoísmo e confucionismo, e no respeito às leis naturais, o treinamento do Aikido busca a percepção e o exercício da harmonia, unidade e ação conjunta entre corpo-mente-espírito, mediante a ressonância com todas as energias, seja através da respiração ou até na alternância dos fenômenos do dia-a-dia.
No dojo se fazem grandes amizades, inclusive acontecem casamentos pois, na relação próxima, as pessoas acabam se conhecendo por inteiro, surgindo grande empatia e relações interpessoais diferentes da violência, dirigidas à compreensão e respeito ao outro, respeito esse extensivo ao meio ambiente, à natureza e ao universo.
Outro aspecto importante é o aprendizado de como devemos lidar com a frustração. Durante o treinamento em alguns momentos encontramos barreiras para progredir, e isto frustra o praticante, possibilitando-o confrontar-se com ela.
A insistência em superar esses momentos, com a disciplina e a persistência ensinada no dia-a-dia do dojo, faz com que todos (adultos ou crianças) aprendam a passar por essas experiências e superá-las, coisa que será muito útil posteriormente em suas vidas, e esta possibilidade acaba sendo algo de enorme valor para nosso sucesso pessoal e profissional.
A pessoa com espírito fraco, nestas ocasiões, tendem a perder a motivação ou mudar para outra atividade que não as frustre. O mesmo acontece em muitos casamentos, ocorrendo divórcios cujas causas alegadas, culpando-se o outro, não são justificadas. No fundo o que acontece é a inexperiência em vencer a frustração natural causada pela falta de percepção das mudanças continuas no Universo, que também são expressas na vida de todo nós.
Todos os estudantes, sem excessão, experimentam ciclos no treinamento. As vezes aprendem rapidamente e "tudo se encaixa" de uma forma bastante satisfatória. Outras vezes nada parece ir bem, os instrutores os corrigem sempre e, nestes momentos, se a pessoa não estiver preparada, as aulas parecem uma perda de tempo. Em psicologia freudiana isto se chama "resistência", sendo um fato negativo muito grande para a cura.
Nesses momentos é onde temos a maior oportunidade de testar nosso Aikido, pois é quando podemos crescer e ir além da nossa costumeira aproximação aos desafios que a vida nos oferece. Não é somente o Aikido que ensina isto, mas por certo ele o faz para quem decide seguir este caminho com determinação. Isto é verdade para cada um de nós, sejamos crianças ou adultos, rincipiantes ou graduados, inclusive para os instrutores.
Todos lutamos para tentar atingir o nível seguinte de graduação em nosso treinamento, e a maioria de nós pensamos que é sempre mais fácil para os outros companheiros. Não é assim, porque o nível seguinte de nosso treinamento é sempre difícil para todos e cada um de nós, justamente porque é um nível mais avançado e mais alto, é um degrau a subir. Eis porque as graduações são chamadas de "Dan" (degraus).
Estudar Aikido é complexo, ocasionalmente frustrante, e as vezes difícil. Porém, trata-se de aprender algo vital para nos realizarmos como seres humanos e adquirir a sabedoria e a alegria de viver.
È muito importante começar a treinar o Aikido em uma academia reconhecida e que esteja vinculada com a FUNDAÇÃO AIKIKAI que fica no Japão, entidade fundada e mantida tradicionalmente pela familia Ueshiba que mantém os ideais do Fundador deste Caminho, o Kaiso, evitando-se desta forma, começar a treinar de maneira errada, recebendo informações distorcidas e adquirindo vícios que, uma vez adquiridos, são difíceis de corrigir
posteriormente.
Treinar em um dojo supervisionado e fiscalizado pela Confederação Brasileira de Aikido -BRAZIL AIKIKAI garante ensino de nível internacional.
Fonte: http://www.aikikai.com.br/site_pag.php?pag_id=25
Assinar:
Postagens (Atom)