AIKIDO CURITIBA - AIKIDO EM CURITIBA - ACADEMIA DE AIKIDO EM CURITIBA - DOJO DE AIKIDO EM CURITIBA

ACADEMIA (10) AIKI (4) AIKIBUDO (3) AIKIDO (18) AIKIDOISTA (2) AIKIDOJO (9) AIKIJIUJITSU (1) AIKIKAI (6) AULAS (9) AULAS. DOJO (2) BRAZIL (3) BRAZIL. AIKIKAI (1) BUDO (4) BULL (2) CIRCULAR (1) CIRCULO (1) CONFLITOS (1) CORAGEM (1) CORAJEM (1) CURITIBA (16) DAITO (1) DEFESA (3) DOJO (11) DOSHU (1) EM (2) ENCONTRO (2) ENERGIA (1) ESPIRITO (1) ETIQUETA (1) EXAME (2) FAIXA (1) FAIXA PRETA (3) FUNDADOR (1) GOE (1) GRADUAÇÃO (1) GRUPOS (2) HAKAMA (1) HOMBU (2) HONRA (1) IMOBILIZAÇÃ (1) IRIMI (1) JUDO (1) JUSTIÇA (1) JUVEVE (3) KIHON (4) KOKYU (1) LEALDADE (1) O'SENSEI (11) O´SENSEI (1) PARANA (4) PESSOAL (2) POLICIAL (1) PRÁTICA (1) PREGAS (1) PRETA (1) PROFESSOR (5) QUADRADO (1) RYU (1) SANGEN (1) SEAGAL (1) SEGREDO (1) SEGURANÇA (1) SEMINARIO (6) SENSEI (5) SHIHAN (4) SHODAN (7) SINCERIDADE (1) STEVEN (1) TAKEMUSSU (2) TECNICAS (2) TÉCNICAS (1) TECNICO (2) TEMPO (1) TENKAN (1) TRADICIONAL (1) TRIANGULO (1) UESHIBA (2) WAGNER (2) YUDANSHA (1)

LIVROS DE AIKIDO/TRADUÇAO SENSEI WAGNER BULL

  • http://www.aikikai.org.br/site.php?pagina=vitrine.php?tipo_produto=1
  • Nome: A ARTE DO AIKIDO
  • Nome: A Filosofia do Aikido
  • Nome: A ILUMINAÇAO ATRAVÉS DO AIKIDO
  • Nome: Aikido - O Caminho Da Sabedoria
  • Nome: AIKIDO - O DESAFIO DO CONFLITO
  • Nome: Aikido Total
  • Nome: Aikido, o Caminho da Sabedoria
  • Nome: AIKIDO-TAKEMUSSU AIKI
  • Nome: AS RAIZES SECRETAS DO AIKIDO
  • Nome: BUDO
  • Nome: Curso Básico de Aikido
  • Nome: CURSO PARA MESTRES DE AIKIDO
  • Nome: GUIA PRÁTICO DE DEFESA PESSOAL AIKIDO
  • Nome: LIVRO SOBRE KI
  • Nome: Manual Técnico de Aikido
  • Nome: NYUMON - O Portal das Artes Marciais
  • Nome: O Espírito do Aikidô
  • Nome: O MELHOR DO AIKIDO
  • Nome: OS 3 MESTRES DO BUDO

www.aikidocwb.com.br

ACADEMIA DE AIKIDO EM CURITIBA

AIKIDO



O AIKIDÔ é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô).Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o AIKIDÔ propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando: o combate ao "Stress", a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. Seu Fundador afirmava: Ö importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do universo, tornar-nos unos com ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente".

Os movimentos do AIKIDÔ, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre o princípio da não-resistência, da abstenção e força bruta. Consequentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida

Shihan Wagner Bull

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Segredo das Tecnicas de Aikido.

Escrito por Sensei Wagner Bull

Sabendo unificar-se com os adversários pode-se adquirir enorme poder Quando se pensa em Judo, ou Aikido, imagina-se imediatamente alguem derrubando outra pessoa sem fazer força.

Como é possivel uma pessoa mais fraca conseguir derrubar uma outra mais forte?
O segredo foi contado em um antigo tratado de Arte Marcial chamado "Ryuko-no-Maki"que diz: "Se o inimigo vem contra mim eu o recebo, se ele se afasta eu o deixo ir.

Frente a frente com seu opositor nós entramos em harmonia com ele. Cinco mais cinco são dez, dois mais oito são dez, e um mais nove são dez. Isto tudo mostra a essência da harmonia".
Explicando melhor este principio "WA", que norteou todas as artes marciais de desiquilibrio do Japão, expressado em termos modernos ser diria que é o principio da "Suavidade".

O Judo tradicional, que ensinava a não usar força, como o Aikido atualmente, pode ser definido como o "Caminho Suave".

O antigo Jujustsu originou-se como um método de defesa entre os homens mais evoluiu como uma arte refinada visando desenvolver nos praticantes uma atitude de formação moral e de doutrina de vida. Esta foi a proposta do grande educador japones Jigoro Kano, o fundador do Judo e não simplesmente ganhar medalhas de ouro.

O principio da "suavidade"ensina que os praticantes não devem ir contra a força do oponente, mas sim junto com ela, mantendo uma postura firme, sem perder seu equilibrio fisico, psicológico, moral, e mental. Se alguem nos ataca com uma força equivalente a 50 kg e se nos juntamos a ela na mesma direção com mais os nossos 50 Kg teremos uma força de 100 kg, a nossa disposição para usarmos como queremos se desenvolvermos a capacidade de conduzí-la. Se através do treinamento persistente , disciplinado com um bom professor aprendermos a manter nosso equilibrio quando juntamos as forças, podemos dirigir e conduzir nosso adversário para onde desejamos aproveitando a nosso favor sua propria força, ESTE É O GRANDE SEGREDO DO JUDO E DO AIKIDO.

Existe no entanto outro aspecto importante, que é o momento em que fazemos a junção com nosso oponente. Basicamente existem tres momentos possíveis para entrar-se no adversário,, o primeiro quando o oponente inicia sua técnica, o segundo quando ele termina, e o terceiro quando o defensor inicia uma técnica e é bloqueado. Com o treinamento adequado pode-se aprender a presintir o momento correto de entrar e sempre em sintonia com o agressor fazendo o que no Aikido se chama de "KOKYU", o "timing correto".

Sem conhecer kokyu, não há como entender o principio da não resistencia na pratica, e o aikidoista ou judoca não conseguirá aplicar sua técnica com eficiencia e sem fazer força. Os japoneses e os orientais em geral descreviam a força de uma pessoa em temos de "KI", (espírito., percepção, energia vital) .

Assim a energia vem do espírito, e o movimento do corpo é afetado pela vontade. Issai-Chozan, um antigo "espadachim dizia : O espírito carrega a mente, e controla o corpo". Através de nosso "ki", (percepção) poderemos detetar o movimento de alguem que nos ataca, e no momento correto, unimos a ele aplicando nosso proprio movimento ao do adversario, conduzindo-o em um movimento circular que sai de nosso próprio hara(centro de gravidade no abdomem). Uma experiência muito fácil para se entender a verdade deste princípio, é quando tentamos pegar um pernilongo, ou uma mosca .

Se esperamos ela sentar em alguma coisa, fica dificil, pois ao nos aproximarmos ela voa. Mas se tentarmos pegar o inseto em pleno voo, percebendo a trajetoria que ele vai percorrer e fazendo nossa mão percorrer este caminho, fica bem mais fácil. Assim conclue-se que o "know how" diferencial do Judo e do Aikido consiste basicamente em se conseguir se adaptar ao ritmo de nosso adversário, ou agressor. Infelizmente no proprio Judo moderno a preocupação com este aspecto superior da arte foi negligenciado em função da vitória nas competições que passaram a se dividir em categorias por pesos.

Os praticantes em geral, procuram desenvolver mais a força e o vigor fisico, e a velocidade , em busca das medalhas de ouro olimpicas, no lugar de praticar o desenvolvimento da percepção e do "timing", em que reside o verdadeiro espirito das artes "suaves". Se por um lado, em termos práticos esta ênfase na parte física realmente consegue vitórias que deixam os esportistas e patriotas orgulhos de seu pais felizes, sentindo-se "vencedores", em termos de formação de um ser humano mais sociável e mais adpatável as situações do cotidiano, deixa a desejar. Felizes são os alunos de Judo, que tem um professor que valoriza as tradições ensinadas por Jigoro Kano, baseadas no "WA"( AIKI) .

O Aikido não introduziu competições em sua prática, e assim é ainda uma arte ideal, para que este importante aspecto da cultura japonesa, possa ainda ser praticado. Acredito que praticantes de Judo, podem se beneficiar bastante tecnicamente praticando Aikido que manteve-se fiel ao "WA",(AIKI) , que é muito dificil de ser dominado, mas uma vez com ele, pode-se praticar a arte com eficiência até o fim da vida.

Muitos principiantes de Aikido querem vencer pessoas mais fortes, com alguns meses de treino. Isto é impossível, dominar o principio do "AIKI" , leva muito tempo e sem duvida a presença de um bom professor que conheça esta essência. Há muitos bons professores de Judo no país tambem que sabem este segredo, o iniciante interessado, deve ter paciência, e procurar realmente o dojo adequado. Nem sempre, aquele que se diz professor de Judo, conhece realmente a arte.

Possuir uma faixa preta, no Brasil, não significa garantia de competência, é necessário observar o professor, verificar o desempenho de seus alunos, saber quem foi o mestre do professor. Nem sempre um ganhador de competições, é um bom professor. Muitas vezes, pessoas dotadas pela natureza com força, elasticidade e velocidade, vencem outros com técnica apurada. Afinal....uma tartaruga, jamais correrá tão rápido como um tigre não importa quanto ela pratique exercicios de velocidade. É claro que ela pode subir em uma moto e vencer. Mas tudo na vida tem limites, e o principal,é o conhecimento de que a vitória é sempre relativa.

A capacidade de um homem não pode ser medida em uma simples competição . O vencedor de hoje será o derrotado de amanhã.

Fonte: www.aikikai.org.br